Distribuição /

Texaco

Texaco
Em setembro de 1915, a Texaco começou a operar no Brasil através de decreto assinado pelo então presidente da República Wenceslau Brás, que autorizou a The Texas Company (South America) Ltda. a se instalar no país. Ao longo dos anos, a empresa fez investimentos importantes para consolidar a marca Texaco, seguindo os passos do desenvolvimento socioeconômico do país.

Em junho de 2005, a Texaco Brasil teve sua razão social alterada para Chevron Brasil Ltda., em decorrência da mudança do nome da empresa nos Estados Unidos. Isto ocorreu porque, em outubro de 2002, houve a fusão das empresas Chevron Corporation e Texaco Inc., dando início à ChevronTexaco Corporation, segunda maior empresa de energia com sede nos Estados Unidos. Em maio de 2005, a empresa passou a se chamar Chevron Corporation. Mesmo com tantas mudanças, a marca Texaco continuou existindo, sendo utilizada na rede de postos, nos combustíveis, lubrificantes e graxas comercializados no Brasil, onde se destacam a linha Ursa para motores diesel e a linha Havoline para motores a gasolina, álcool e GNV.

A Texaco é a 2ª maior companhia em faturamento do mundo. Em Duque de Caxias (RJ) está instalada sua 2ª maior fábrica de lubrificantes no mundo, importante na consolidação da marca Texaco como vice-líder no Brasil no market-share de lubrificantes.Possui também duas fábricas em Osasco (SP) onde são produzidas graxas e fluídos para radiador.
O sistema de qualidade da empresa é totalmente certificado de acordo com as normas ISO 9001/QS 9000. A certificação abrange o projeto, a fabricação e a assistência técnica de toda a linha de lubrificantes.

Em novembro de 2008, foi criada a Chevron Brasil Lubrificantes Ltda., em função da separação das atividades de lubrificantes e de distribuição de combustíveis.

No início de 2012 o Grupo Castrillon Autopeças assinou contrato com a Chevron para distribuição no estado de Mato Grosso.